Você precisa de comprovante de endereço para um pedido de visto, conta bancária ou outro propósito oficial? Aqui está como obtê-lo em Portugal.
O que é comprovativo de morada
Neste irá encontrar neste artigo
Prova de endereço é a documentação que prova onde uma pessoa vive.
Comprovante de documentação de endereço pode ser necessário para realizar uma variedade de atividades, tais como preencher uma solicitação de emprego, solicitar um aluguel de apartamento, inscrever-se na escola, ou votar. Exemplos de prova de endereço incluem uma carteira de habilitação, carteira de identidade militar e uma conta de serviços públicos. Quando o comprovante de endereço não está disponível, uma carteira de identidade pode ser usada em seu lugar.
Prova de morada, prova de residência ou prova de domicílio fiscal são todos nomes para a mesma coisa: prova de que vives numa determinada morada. Isto é normalmente necessário quando se abre uma conta bancária em Portugal, quando se solicita um Visto e outros fins oficiais. Neste artigo vamos ver como obter o comprovativo de morada fiscal (comprovativo de residência) em Portugal.
O primeiro passo é descobrir que prova de morada precisas. O tipo de prova necessária dependerá da tua situação e da finalidade para a qual precisas dela. Normalmente, uma conta ou extracto bancário com o teu nome e morada é suficiente. Se fores trabalhador por conta própria, podes ter de fornecer endereço para fins fiscais) em Portugal.

Se és um estrangeiro a viver em Portugal, o primeiro passo é registares-te na unidade Cidadania Portuguesa da tua Câmara Municipal local (junta de freguesia). Podes encontrar mais informação sobre como o fazer no website da Direcção-Geral de Estrangeiras e Fronteiras (DGGE).
Assim que tiveres provas de que vives em Portugal, é também uma boa ideia obteres provas de que a tua morada está dentro dos limites municipais. Isto pode ser feito solicitando provas na tua repartição municipal local, ou se não quiseres esperar por provas por escrito, então podes pedir uma declaração do teu senhorio ou vizinho.
Finalmente, se és trabalhador por conta própria e precisas de um comprovativo de morada fiscal (comprovativo de residência), podes obtê-lo junto das autoridades fiscais e aduaneiras portuguesas (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – SEF). Terás de fornecer uma cópia do teu contrato de arrendamento e prova de emprego.
Tipos de comprovantes de morada
Existem alguns tipos de comprovantes de morada, entre eles estão : comprovante de residência, comprovante de endereço fiscal e comprovante de emprego. Dependendo do objectivo para o qual precisas, podes ter de provar que a tua morada está dentro de uma determinada área ou município.
É importante que saibas que tipo de prova precisas, porque isto vai ajudar a determinar o quão difícil será conseguir uma das autoridades portuguesas. Se não tiveres a certeza, é melhor contactares o escritório relevante e perguntares-lhes de que tipo de provas necessitam.
Como obter comprovativo de morada fiscal
Para tirar comprovativo de morada fiscal voce vai precisar de prova de emprego, prova de que és residente em Portugal e prova de que a tua morada está dentro dos limites do município.
Existem duas formas de obter esta prova: a partir da tua autarquia local (junta de freguesia) ou através do SEF.
Para obteres o comprovativo de morada fiscal na junta de freguesia irás precisas de fornecer prova de residência e prova de emprego. A Junta de Freguesia emitirá então um documento declarando que és residente fiscal em Portugal.
Se precisares de provar a morada fiscal do SEF, terás de fornecer um comprovativo da tua residência (por exemplo, visto), bem como cópias do teu contrato de arrendamento e prova de emprego. Se és um trabalhador por conta própria, será exigida prova de registo comercial e prova de emprego.
O SEF irá emitir-te uma prova de que a tua morada está dentro dos limites municipais do município onde vives (prova de taxa). O comprovativo irá indicar se a tua morada se situa ou não numa zona urbana. Pode demorar até duas semanas para obter prova de tributação.
Conseguirás também comprovantes de moradas em alguma Loja do Cidadão, Portal das Finanças e Junta da Freguesia.

Como obter o comprovativo de morada para efeitos de impostos
Poderás precisar de uma prova do teu endereço fiscal para requisitares certos serviços, como uma conta bancária ou uma apólice de seguro. Nestes casos, normalmente terás de provar que o teu endereço está dentro dos limites do município para abrir uma conta ou subscrever uma apólice de seguro.
Quanto custa um comprovativo de morada
Para fazer o pedido de um comprovativo de morada normalmente, há uma pequena taxa que terás de pagar. O montante da taxa pode variar dependendo da autoridade por que passas e do tipo de prova de morada que precisas. Normalmente essa taxa não é maior do que 10 euros.
Documentos necessários para o comprovativo de morada
Cada autoridade tem o seu próprio conjunto de documentos que são necessários para obter uma prova de morada. No entanto, alguns documentos comuns são exigidos, tais como prova de residência e prova de emprego.
Quanto tempo demora a obter o comprovativo de morada em Portugal?
Normalmente demora até duas semanas para que a prova esteja pronta. No entanto, isto pode variar dependendo da autoridade por que passas e de quanta prova precisam de ti. É melhor marcar uma entrevista para obteres antecipadamente uma prova de morada da tua autoridade local.
Quanto tempo dura o comprovativo de morada?
O comprovativo de morada dura um ano e tem de ser renovado todos os anos. A prova é válida desde a data em que te candidatas até ao final do dia 31 de Dezembro do ano à meia-noite.
Como renovar a prova de morada?
Podes solicitar a renovação do endereço através da tua autoridade local ou online no website do SEF. Vais precisar de provar que és residente em Portugal e de provar que a tua morada está dentro dos limites do município onde vives (prova de impostos). A prova de morada pode ser um documento valioso para ter, especialmente se precisares dela para fins oficiais. Certifica-te que sabes que tipo de prova de morada precisas e os documentos necessários antes de te candidatares. Isto irá ajudar a assegurar um processo suave e evitar qualquer atraso.
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